As dificuldades na formação do hábito da leitura em alunos do ensino fundamental

Imagem de Miniatura

Data

2020-08-02

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar de que maneira a leitura é desenvolvida nas aulas de Língua Portuguesa para a formação de alunos leitores em duas turmas de 9ª ano do Ensino Fundamental. Foi através das observações feitas em sala de aula com as aplicações de questionários e entrevistas que desenvolvemos nosso caminho teórico-metodológico, também optamos pela pesquisa de natureza qualitativa, observacional e comparativa. A pesquisa qualitativa permite que se possa analisar a peculiaridade de cada individuo, através do método observacional se pode adentar em ambiente escolar para se analisar in loco as dificuldades na formação do hábito da leitura e o método comparativo se deu para comparar a formação de alunos leitores a respeito das suas dificuldades em relação ao hábito de ler. Essa pesquisa é respaldada em alguns teóricos, como: Antunes (2009), Bissoli & Chagas (2012), Coracini (2005), Cosson (2014), Freire (2009), Girotto & Souza (2010), Izabel Solé (1998), Martins(1986), e outros. Portanto, entende-se a importância na formação do habito da leitura, no seu estímulo na infância e consequentemente no decorrer da vida uma vez que a leitura faz parte do contexto sócio cultural de qualquer ser humano.

Descrição

Palavras-chave

Leitura, Leitores, Hábito, Ensino Fundamental

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto