Análise das obras sobre Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais: o Bilinguismo no contexto educacional

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Data

2019-08-01

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O presente artigo traz reflexões sobre pesquisas realizadas acerca de estudos relacionados à língua Portuguesa e a língua Brasileira de Sinais, considerando que atualmente dentro do processo educacional muito se tem discutido sobre a inclusão de estudantes surdos no sistema educacional de ensino regular, onde a comunicação do estudante surdo com os colegas ouvintes, professores e demais pessoas que fazem parte da escola ainda causa muitos entraves, pois a maioria fala a língua portuguesa e a minoria fala libras. Partindo dessa realidade, temos como objetivo geral analisar obras que discutem o bilinguismo no contexto educacional, sendo que para o estudante ouvinte a primeira língua e ao português e para o estudante surdo e a libras. Para que possamos fortalecer nossos estudos as obras de Katschan (1986), Grosjean (1994), Pedroso (2010) e outros. Ainda como percurso metodológico a pesquisa ampara se no método dialético, o qual Ghedin (1965) diz que nesse método “incorpora-se o caráter sócio-histórico e dialético da realidade social, bibliográfico baseados em Severino(2007), pois estaremos analisando obras que vem apresentar pesquisas relacionadas a língua portuguesa e a libras na forma bilíngue dentro do contexto educacional inclusivo.

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Palavras-chave

Educação, Ensino, Bilinguismo

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