Produção textual como prática pedagógica em duas turmas de 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Maués AM
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Data
2019-08-01
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Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Este artigo vem discutir a prática pedagógica de produção textual em sala de aula, especificamente em duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental II, em escola municipal de Maués. O intento desta pesquisa surgiu da prática de estágio supervisionado I, realizado na Escola Estadual Professora Santina Felizola, e posteriormente confirmada na fase de observação para este artigo na escola municipal Francisco Canindé Cavalcante. Utilizando teóricos como Soares(2011), Vygotsky(1989), Demo(2009), Martins(2006), Chomsky(1965), Beaugrande(1997), Fávero(2008), Coutinho(2004), Wazlawik(2014), Kleiman(2008), Mainguenau(2005), Freire(1989), PCNs(1997), PCNs(2001), Senna(2000), Gaskell(2002), Althusser(1987), constrói-se assim aporte para discussão eficiente e estruturada sobre a prática de produções textuais. As discussões deste artigo nos confirmam que ensinar conteúdos referentes à disciplina de Língua Portuguesa, e fundamentar as produções textuais em sala de aula não são tarefa fácil, pois não se trata apenas de transmitir conhecimentos e conteúdos do professor para o aluno, mas, no geral possibilitar que o educando perpasse pelo processo de aquisição e que, a cada período letivo, domine a linguagem e a estrutura exigida pelos processos de avaliações escolares. Os dados coletados nas atividades aplicadas em sala de aula permitiram subsídios que embasam a conclusão deste artigo. A partir do exposto, faz-se então necessário que haja um trabalho mais comprometido, por parte da comunidade escolar envolvida, no que tange a prática da escrita dos alunos, pois só a partir desta prática escrita que o indivíduo adquire uma bagagem de conhecimento que ampliará sua visão de mundo. Assim, teremos textos produzidos com mais conteúdo, clareza e criticidade.
Descrição
Palavras-chave
Produções Textuais, Prática Pedagógica, Ensino