Análise socioliguística da expressão “que só” na fala de estudantes de uma escola no município de Maués-AM

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Data

2019-08-02

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O presente artigo, tem por objetivo realizar uma análise sociolinguística a respeito o uso da expressão “que só” dentro do âmbito escolar por discentes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Maués, cidade do interior do estado do Amazonas. Foram analisados todos os aspectos sociolinguísticos, como características gramaticais e as variações lexicais interlinguísticas entre a linguagem formal e a linguagem coloquial, na qual se encaixa a expressão do objeto de estudo. Por fim foi analisado se o uso da expressão está relacionado exclusivamente ao local ou pode ser encontrada em diferentes lugares, além de ser aplicada em diversos contextos. Dentre os teóricos que embasaram o trabalho, os de maiores relevâncias foram Antunes (2009), que em Gramática contextualizada - limpando o pó das ideias simples, fala sobre a interação e a influência que as pessoas exercem uma sobre as outras na troca comunicativa; Weinreich, Labov, Herzog, (2006), que relatam experiências presenciadas sobre as variações, em diferentes comunidades linguísticas na obra fundamentos empíricos para uma teoria da MUDANÇA LINGUÍSTICA; Bechara (2009), que em Moderna Gramática Portuguesa, conceitua alguns diferentes tipos de gramática e o significado de advérbio e locução adverbial; Azeredo (2010) em Língua portuguesa em debate: conhecimento e ensino, fala sobre a capacidade da língua em se reinventar, se transformar de acordo com o contexto; por fim, Ilari e Basso (2014), na obra o Português da gente – a língua que estudamos e a língua que falamos, mostrando um pouco da origem e expansão do português no Brasil.

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Análise Sociolinguística, Expressão Coloquial, Que Só

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