Textos dissertativo-argumentativos de estudantes do 9º ano do ensino fundamental de duas escolas públicas de Maués AM

Imagem de Miniatura

Data

2022-08-01

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar de que forma os textos dissertativo-argumentativos são construídos nas aulas de Língua Portuguesa dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Foi através dos estudos de estruturação e organização de ideias que desenvolvemos nosso caminho teórico-metodológico. A natureza da pesquisa é qualitativa e como método de abordagem fez-se o uso do método dialético, os métodos de procedimento empregados foram: pesquisa-ação e o método comparativo para a compreensão da produção textual dos estudantes. Essa pesquisa foi orientada pelo que trata os PCNs (1997) sobre o tema, bem como os teóricos: Garcia (2010); Koch (1989); Marcuschi (2008); Sena (2011) que nos possibilitaram melhor entendimento acerca do tema pesquisado. Através desta pesquisa podemos compreender como o processo de produção textual pode subsidiar na organização de ideias advindas de temas geradores do contexto sócio-cultural do estudante, visando auxiliar na vida acadêmica e para os desafios da vida em sociedade, uma vez que o processo textual permeia o ato comunicacional por meio da escrita, onde pode se exprimir nossos pensamentos sobre determinados assuntos.

Descrição

Palavras-chave

Produção Textual, Dissertativo-Argumentativo, Ensino Fundamental, Estudantes

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por