Escola e variação linguística- um estudo de caso entre alunos de uma turma de 6º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Maués
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Data
2019-08-02
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Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
O presente artigo visa evidenciar os aspectos de preconceitos linguísticos no meio escolar entre alunos
de 6º ano de uma turma do Ensino Fundamental. A relevância desse estudo é justificada pelo fato do referido tema
ainda não ter sido abordado de forma adequada na escola a qual ainda está ligada a errônea ideia de recriminar as
variações linguísticas, insistindo em ensinar apenas a variedade tida como padrão. Essa pesquisa vem buscando
compreender essas complicações linguísticas e até que ponto elas podem prejudicar o aluno. Buscando evidenciar
os preconceitos existentes entre falantes de uma variedade padrão e uma variedade não padrão e trazendo assim a
importância de conscientizar os alunos, que o preconceito linguístico se dá pela a ignorância de não aceitarmos as
várias línguas que existe em nossas regiões. A pesquisa é de natureza qualitativa, pois busca-se compreender como
se dá esse fenômeno em sala de aula. Como método de procedimento utilizou-se o estudo de caso, o tipo de
pesquisa foi o bibliográfico e a pesquisa de campo. A pesquisa foi embasada pelos seguintes teóricos: Antunes
(2009), Bagno (1999), Bakhtin (1997); e outros. Entendemos assim que o reconhecimento da existência de muitas
variações linguísticas está ligado ao contexto social que o aluno está incluso e que as escolas devem entender que
é de suma importância a associação dessas variações e entender que as normas não-cultas não devem ser objetos
de preconceito, mas sim respeitadas como elementos importantes da comunicação.
Descrição
Palavras-chave
Preconceito Linguístico, Escola, Ensino Fundamental, Estudo de Caso