As variações linguísticas nos livros didáticos de língua portuguesa do terceiro ciclo do ensino fundamental em Maués–AM.

Imagem de Miniatura

Data

2019-08-01

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Neste artigo o objetivo foi analisar como é a abordagem em relação a Variação Linguística, em uma coleção de Livros Didáticos de Língua Portuguesa dos últimos anos do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) intitulada “Português – Linguagens” (CEREJA; COCHAR, 2015), verificando quais são as orientações e esclarecimentos sobre Variação Linguística, noções de Variações Diatópicas, Diastráticas, Difásicas e Preconceito Linguístico. Foi verificado também quais são as orientações que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o Guia do Nacional do Livro Didático (PNLD) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) mencionam sobre este tema. A coleção pesquisada de Livros Didáticos de Língua Portuguesa, é utilizada por professores de uma Escola da Rede Estadual de Ensino do município de Maués. Esta pesquisa tem como referenciais teóricos: Linguística e Sociolinguística (ALKIMIM, 2001; MARTELOTTA, 2011; CEZARIO e VOTRE, 2011; Bagno 2007) e Pesquisa Sociolinguística (TARALLO, 2007) entre outros. A pesquisa se concentrou na seção “Conhecimentos Linguísticos” dos livros que abordam especificamente sobre este tema. Com base nas análises realizadas, ficou evidente que a abordagem é centralizada no livro do 6° ano. Nos demais livros, a abordagem é diminuída com alguns complementos. Desta forma, a coleção pesquisada mostra consonância em acordo com as indicações que o PCN e o BNCC informam sobre como este assunto deve ser abordado no ensino fundamental.

Descrição

Palavras-chave

Sociolinguística, Variação Linguística, Livro Didático

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por