Estratégia de didática para o ensino: a ludicidade no ensino de ciências naturais
Nenhuma Miniatura Disponível
Arquivos
Data
2019-12-15
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Explicar alguns tipos de conteúdos de ensino de Ciências para o ensino do fundamental II
como as Células Eucarióticas e Procarióticas requer cuidados no momento da explicação,
pôs os alunos precisam entender qual a diferença de uma célula para outra. Com isso, o
presente trabalho teve foco em desenvolver recursos didáticos para colaborar de forma
dinâmica no aprendizado dos alunos, posterior a isso, através de pesquisas elaboradas, o
objetivo do trabalho foi utilizar a ludicidade como recurso motivador no aprendizado dos
alunos. Com isto, foi elaborado um pré-questionário para aferir os conhecimentos prévios
dos alunos do 7º ano C da escola Municipal Professora Nilce Avilar na disciplina Ciências da
Natureza. Após obter as informações necessárias, foram ministradas duas aulas para a
turma, uma aula teórica (sem o uso do lúdico) e uma prática (com o uso do lúdico) para
comparar no final da aplicação das atividades, com isso, foi necessário analisar qual dos
recursos utilizados os alunos teriam mais facilidade para aprender os conteúdos no ensino
de ciências. O resultado da primeira aula teórica cujo tema citado à cima, foi apenas de 16%
de acertos comparados a segunda e última aula com a aplicação lúdica que foi de 74% de
acertos. Com estes resultados, os objetivos foram alcançados com sucesso, pode-se afirmar
que as estratégias didáticas lecionada na disciplina de ciências da natureza contribuíram de
uma forma dinâmica para o aprendizado dos alunos.
Descrição
Palavras-chave
Lúdico, Estratégia didática, Aprendizado
Citação
CARVALHO, Ana Paula Souza de. Estratégia de didática para o ensino: a ludicidade no ensino de ciências naturais. 2019 48f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Boca do Acre.