Estratégia de didática para o ensino: a ludicidade no ensino de ciências naturais

Nenhuma Miniatura Disponível

Data

2019-12-15

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Explicar alguns tipos de conteúdos de ensino de Ciências para o ensino do fundamental II como as Células Eucarióticas e Procarióticas requer cuidados no momento da explicação, pôs os alunos precisam entender qual a diferença de uma célula para outra. Com isso, o presente trabalho teve foco em desenvolver recursos didáticos para colaborar de forma dinâmica no aprendizado dos alunos, posterior a isso, através de pesquisas elaboradas, o objetivo do trabalho foi utilizar a ludicidade como recurso motivador no aprendizado dos alunos. Com isto, foi elaborado um pré-questionário para aferir os conhecimentos prévios dos alunos do 7º ano C da escola Municipal Professora Nilce Avilar na disciplina Ciências da Natureza. Após obter as informações necessárias, foram ministradas duas aulas para a turma, uma aula teórica (sem o uso do lúdico) e uma prática (com o uso do lúdico) para comparar no final da aplicação das atividades, com isso, foi necessário analisar qual dos recursos utilizados os alunos teriam mais facilidade para aprender os conteúdos no ensino de ciências. O resultado da primeira aula teórica cujo tema citado à cima, foi apenas de 16% de acertos comparados a segunda e última aula com a aplicação lúdica que foi de 74% de acertos. Com estes resultados, os objetivos foram alcançados com sucesso, pode-se afirmar que as estratégias didáticas lecionada na disciplina de ciências da natureza contribuíram de uma forma dinâmica para o aprendizado dos alunos.

Descrição

Palavras-chave

Lúdico, Estratégia didática, Aprendizado

Citação

CARVALHO, Ana Paula Souza de. Estratégia de didática para o ensino: a ludicidade no ensino de ciências naturais. 2019 48f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Boca do Acre.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por