Resolução de problemas contextualizados sobre equação do segundo grau no 9º ano do ensino fundamental
Nenhuma Miniatura Disponível
Arquivos
Data
2019-06-04
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Experiências pessoais vivenciadas no 9º do ensino fundamental onde foi
estudada a equação de segundo grau nos foi ensinado que para se achar as
raízes de uma equação é utilizada a forma de Bhaskara, mas o que nos foi e
ainda é mostrado é algo muito superficial, geralmente sem contextualização, o
professor repassa o que é retirado dos livros apenas com as formulas e os
exercícios. Através desse trabalho buscou-se mostrar a contextualização de
problemas, que muitas vezes os alunos só observam quando vão fazer provas
exigidas pelo governo e outras instituições como prova Brasil, Enem, olimpíadas
de Matemática.
Objetivo geral desse trabalho é contribuir para a melhoria do ensino e
aprendizagem da equação de 2º grau através de problemas contextualizados no
9º ano do ensino fundamental.
Como objetivos específicos destacam-se: selecionar questões
contextualizadas de livro didáticos sobre equações do 2º grau que permitam uso
de material concreto; elaborar atividades utilizando material concreto para auxiliar
na interpretação e resolução das equações do 2º grau obtidas de problemas
contextualizados; aplicar as atividades em 01 turma do 9º ano do ensino
fundamental e avaliar os resultados obtidos após a aplicação das atividades
propostas na pesquisa.
Descrição
Palavras-chave
Matemática, Equação do segundo grau, Ensino aprendizagem, Mathematics, teaching learning, Equation of the second degree
Citação
SOUSA, Antonio Janderson Silva. Resolução de problemas contextualizados sobre equação do segundo grau no 9º ano do ensino fundamental. 2019. 47 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.