O teorema de Pitágoras na 4ª etapa do EJA utilizando o jogo corrida pitágórica

Nenhuma Miniatura Disponível

Data

2019-06-04

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Os alunos do EJA possuem dificuldades em aprender assuntos básicos de Matemática devido à dinâmica do ensino. Muitos alunos que se encontram ali são repetentes, e muitos outros porque não tiveram oportunidade de estudar quando mais jovem, a dificuldade de memorização e aprendizagem é muito maior. A participação deste público apresenta por vezes interesse para obter conhecimentos, mas geralmente o cansaço devido a um dia de trabalho os vence e a indisposição para prestar atenção fica à beira de uma aula tradicional, onde recebem o conteúdo no modelo ultrapassado que não produz resultados. As estratégias encontradas pelo professor não são atrativas a ponto de concentrar o aluno. Por isso, a importância de utilizar jogos para o ensino do teorema de Pitágoras, faz com que as aulas se tornem mais interessante, prendendo atenção da maioria e chamando atenção para a dinâmica desenvolvida. Assim, podem observar que o teorema de Pitágoras não é uma teoria abstrata, e que faz parte do dia a dia. A aula se torna muito mais participativa ocorrendo interação entre si de uma forma divertida para aprendizagem sobre o assunto e permitindo a exercitação do raciocínio lógico dedutivo.

Descrição

Palavras-chave

Matemática, EJA, Ensino aprendizagem, Teorema de Pitágoras, Mathematics, Teaching learning, Pythagoras theorem, Jogos matemáticos, Mathematical games

Citação

FARIAS, Alessandra de Souza. O teorema de Pitágoras na 4ª etapa do EJA utilizando o jogo corrida pitágórica. 2019. 73 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por