O teorema de Pitágoras na 4ª etapa do EJA utilizando o jogo corrida pitágórica
Nenhuma Miniatura Disponível
Arquivos
Data
2019-06-04
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Os alunos do EJA possuem dificuldades em aprender assuntos básicos de
Matemática devido à dinâmica do ensino. Muitos alunos que se encontram ali são
repetentes, e muitos outros porque não tiveram oportunidade de estudar quando
mais jovem, a dificuldade de memorização e aprendizagem é muito maior. A
participação deste público apresenta por vezes interesse para obter conhecimentos,
mas geralmente o cansaço devido a um dia de trabalho os vence e a indisposição
para prestar atenção fica à beira de uma aula tradicional, onde recebem o conteúdo
no modelo ultrapassado que não produz resultados.
As estratégias encontradas pelo professor não são atrativas a ponto de
concentrar o aluno. Por isso, a importância de utilizar jogos para o ensino do
teorema de Pitágoras, faz com que as aulas se tornem mais interessante, prendendo
atenção da maioria e chamando atenção para a dinâmica desenvolvida. Assim,
podem observar que o teorema de Pitágoras não é uma teoria abstrata, e que faz
parte do dia a dia. A aula se torna muito mais participativa ocorrendo interação entre
si de uma forma divertida para aprendizagem sobre o assunto e permitindo a
exercitação do raciocínio lógico dedutivo.
Descrição
Palavras-chave
Matemática, EJA, Ensino aprendizagem, Teorema de Pitágoras, Mathematics, Teaching learning, Pythagoras theorem, Jogos matemáticos, Mathematical games
Citação
FARIAS, Alessandra de Souza. O teorema de Pitágoras na 4ª etapa do EJA utilizando o jogo corrida pitágórica. 2019. 73 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.