A resolução de problemas contextualizados voltados para aplicação de regra de três simples com abordagem em cortes de carnes

Nenhuma Miniatura Disponível

Data

2019-06-04

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Esta pesquisa visa melhorar a percepção do aluno em relação as atividades contextualizadas envolvendo a matemática com relação ao seu dia, trazendo o tema “A Resolução de problemas contextualizados voltados para aplicação de regra de três simples com abordagem em cortes de carnes”, pois o professor/educador precisa exercer seu papel de facilitador e condutor de conhecimentos matemáticos, mediando a interação deste com as situações da vida real/cotidiana. Por tanto, todo bom professor precisa adotar estratégias didáticas que sejam criativas, motivadoras e eficientes, as quais contribuam para a construção do saber, ao ponto de proporcionar desempenho mais efetivo, bem como alcançar os objetivos importantes no ensino aprendizagem em sala de aula. As atividades foram desenvolvidas para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, com o principal objetivo de mostrar como é possível interagir a teoria e prática de conteúdos matemáticos em diversas áreas, podendo ser observadas na utilização de compras de alimentos que é tão comum no dia a dia das famílias. Esse trabalho visou facilitar o aprendizado dos alunos no ensino básico que cursam a disciplina matemática, pois conseguimos relacionar o que aprendemos em sala de aula com situações da vida. O aprender deixa de ser um “dever” e passa a ser um “privilégio”, desenvolvendo nos alunos habilidades, raciocínio lógico e a melhor interpretação de tudo que ocorre em sua volta.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de matemática, Regra de três simples, Problemas matemáticos, Mathematics education, Simple rule of three, Mathematical problems

Citação

ARAÚJO, Francisco Ilmar Amaral de. A resolução de problemas contextualizados voltados para aplicação de regra de três simples com abordagem em cortes de carnes. 2019. 82 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo-AM.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por