Literatura e estudos interartes: saberes indisciplinados

Nenhuma Miniatura Disponível

Data

2019-01-18

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Descrição

Os estudos de Literatura integram diversos campos do saber, e, o Texto, de modo geral, como o define Barthes (2004), é essencialmente interdisciplinar. Nesse sentido, o presente trabalho relaciona literatura, linguagem e os estudos interartes – que propõemmodos de ler e produzir sentidos, na rede de inter-relações que os textos apresentam (cf. CLÜVER, 2001). Uma rede que deve ser abordada para além da categorização de seus elementos, de modo a permitir a percepção de sua integração transdisciplinar. É possível ainda, nesta discussão, questionar em que medida os saberes disciplinares, quando “indisciplinados”, podem contribuir para a produção de novos significados nos estudos que fazemos enquanto pesquisadores. Para tanto, são postos em questão alguns excertos da literatura produzida por João Gilberto Noll, em especial do conto “O cego e a dançarina”, da obra homônima de 1980, que narram uma experiência relacionada ao campo das sensações.

Palavras-chave

Literatura, Cultura, Estudos interartes, Interdisciplinaridade

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil