O uso das TIC no ensino remoto, na formação de professores de matemática no CESPUEA: dificuldades e desafios.
Arquivos
Data
2022-05-17
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as dificuldades e desafios no uso das TIC, no ensino remoto, na licenciatura em Matemática na Universidade do Estado do Amazonas, Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP-UEA). A pesquisa é de natureza qualitativa na perspectiva de Creswell (2016), com realização de pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário de acordo com as orientações de Marconi e Lakatos (2003). Os resultados obtidos indicam que as dificuldades e desafios no uso das TIC, nas aulas remotas no CESP, estão relacionadas à distrações em casa no momento de estudar no celular; as dificuldades de lidar com a tecnologia; sinal de internet precário, etc. Já os desafios estão na conexão de baixa qualidade, sendo este um dos fatores principais que interferem na formação do professor atualmente; aprendizagem das novas tecnologias por si só; ambiente de aprendizagem diferente; a interação com os docentes é superficial; condições socioeconômicas de alguns acadêmicos no acesso as TIC.
Descrição
Palavras-chave
TIC’s, Ensino Remoto, Formação de Professores
Citação
VIEIRA, Rosiane Cunha. O uso das TIC no ensino remoto, na formação de professores de matemática no CESP/UEA: dificuldades e desafios. 2022. 20f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.