Análise do potencial alelopático do extrato das folhas secas da Bertholletia excelsa (Castanha-do-Brasil), testada na germinação da semente de Lactuca sativa L. (alface)
Arquivos
Data
2022-05-26
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
A alelopatia é a capacidade de uma planta produzir substancias (aleloquímicos) no seu metabolismo secundário capaz de interferir de maneira direta ou indireta no desenvolvimento de outra planta. O uso de aleloquímicos no combate de plantas invasores tem crescido nos últimos anos, o seu uso é uma forma de conseguimos o desenvolvimento sustentável e reduzir o uso de agrotóxicos. A Castanheira-do-Brasil Bertholletia excelsa, é uma arvore importante, por ser fonte de alimento para animais e ser importante para a economia, muitos produtos são derivados dessa arvore. Foi conduzido em laboratório o experimento para testar o potencial alelopático de suas folhas secas. Foi utilizado a semente de alface Lactuca sativa L. em Bioensaio por ser muito utilizada em testes de fitotoxidade por apresentar sensibilidade a substancias toxicas. O experimento mostrou um grande potencial alelopático das folhas da castanheira.
Descrição
Palavras-chave
Alelopatia, Aleloquímicos, Desenvolvimento sustentável
Citação
PINHEIRO, Mateus Felipe Monteiro. Análise do potencial alelopático do extrato das folhas secas da Bertholletia excelsa (Castanha-do-Brasil), testada na germinação da semente de Lactuca sativa L. (alface). 2022. 39f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.