As contribuições dos jogos e brincadeiras lúdicas no ensino de matemática no 5º ano do ensino fundamental em uma escola de Parintins
Arquivos
Data
2023-09-04
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Este trabalho discorrerá sobre a temática a ludicidade no ensino de matemática,
trazendo discussões teóricas e análise das contribuições dos jogos e brincadeiras
lúdicas no 5º ano do ensino fundamental em uma escola de Parintins. Os aportes
teóricos foram baseados em autores como Gardner (1994), Kishimoto (2001), Piaget
(1967), Vygotsky (2007), Boaler (2020); Dweck (2007), Deci e Ryan (1975). Tendo
como objetivo analisar as contribuições do uso de jogos e brincadeiras lúdicas no
ensino de matemática em duas turmas de 5º ano de uma escola no Município de
Parintins. Para se alcançar tal objetivo, utilizamos de abordagem metodológica
qualitativa, além da coleta de dados por meio de questionário semiestruturado e
observação. Como resultados, evidenciamos as dificuldades enfrentadas pelo
professor de matemática em duas turmas de 5º ano do ensino fundamental, além de
trazermos algumas das contribuições do uso de jogos e brincadeiras no ensino de
matemática conforme dados obtidos a partir da fala do sujeito de pesquisa.
Descrição
Palavras-chave
Contribuições, Ensino De Matemática, Ludicidade
Citação
SILVA, Erika Souza da. As contribuições dos jogos e brincadeiras lúdicas no ensino de Matemática no 5º Ano Do Ensino Fundamental em uma Escola de Parintins. 2023. 58f. TCC (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.