As contribuições dos jogos e brincadeiras lúdicas no ensino de matemática no 5º ano do ensino fundamental em uma escola de Parintins

Imagem de Miniatura

Data

2023-09-04

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este trabalho discorrerá sobre a temática a ludicidade no ensino de matemática, trazendo discussões teóricas e análise das contribuições dos jogos e brincadeiras lúdicas no 5º ano do ensino fundamental em uma escola de Parintins. Os aportes teóricos foram baseados em autores como Gardner (1994), Kishimoto (2001), Piaget (1967), Vygotsky (2007), Boaler (2020); Dweck (2007), Deci e Ryan (1975). Tendo como objetivo analisar as contribuições do uso de jogos e brincadeiras lúdicas no ensino de matemática em duas turmas de 5º ano de uma escola no Município de Parintins. Para se alcançar tal objetivo, utilizamos de abordagem metodológica qualitativa, além da coleta de dados por meio de questionário semiestruturado e observação. Como resultados, evidenciamos as dificuldades enfrentadas pelo professor de matemática em duas turmas de 5º ano do ensino fundamental, além de trazermos algumas das contribuições do uso de jogos e brincadeiras no ensino de matemática conforme dados obtidos a partir da fala do sujeito de pesquisa.

Descrição

Palavras-chave

Contribuições, Ensino De Matemática, Ludicidade

Citação

SILVA, Erika Souza da. As contribuições dos jogos e brincadeiras lúdicas no ensino de Matemática no 5º Ano Do Ensino Fundamental em uma Escola de Parintins. 2023. 58f. TCC (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por