Linguagem, ensino e interculturalidade
Nenhuma Miniatura Disponível
Arquivos
Data
2020-12-20
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Este livro reúne seis textos apresentados, inicialmente em formato de comunicação oral, no XIV Congresso de Linguagens e Identidades Amazônicas – LIA, realizado no ano de 2020, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre. Nesse congresso, além de outras programações, com- puseram onze simpósios temáticos, nos quais foram desenvolvidos profícuos debates acerca das linguagens, do ensino e da interculturalidade. Pela importância do debate e pela pluralidade que permearam as discussões, convidamos os participantes desses simpósios a registrarem as suas perspectivas de análise em texto escrito para compor este e-book, da série intercâmbios amazônicos, estendendo as discussões a um público maior, principalmente aquele envolvido com a educação escolarizada na contemporaneidade. Os diferentes textos dialogam com perspectivas teóricas próximas entre si, mas também com outras óticas não tão próximas, evidenciando a pluralidade de corpus e possibilidades de análise. A ideia que norteou a seleção e organização dos textos foi a de congregar diferentes corpora analíticos e pontos de vista teóricos. Dessa forma, o leitor vai encontrar neste volume análises que acatam a visão e os princípios norteadores da modernidade, mas também, e principalmente, análises que desconstroem hierarquias entre visões de mundos, de saberes, de significados, etc., marcando com ênfase a diversidade cultural, a polissemia de significados, a centralidade das vozes marginais e a horizontalidade valorativa das percepções diferentes.
Descrição
Palavras-chave
Linguagem, Linguística aplicada, Ensino de línguas
Citação
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto