Literaturas em diálogo: africanidades, afrodescendências, trânsitos
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Data
2022-11-28
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Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Literaturas em diálogo: africanidades, afrodescendências, trânsitos é resultado das comunicações apresentadas no Simpósio Literaturas e outras linguagens em diálogos transdisciplinares: Afrodescendências, Africanidades, Oralidades, Trânsitos e Engajamentos, no XVII Congresso Internacional Abralic - Diálogos Transdisciplinares: Literatura, Ciências Humanas, Cultura e Tecnologia, realizado em julho de 2021. O objetivo era colocar em debate questões crítico-literárias em torno da produção dos países africanos, com destaque para Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Interessava abrigar, também, estudos que discutissem temas da literatura, da cultura afrodescendente brasileira, evidenciando a diversidade e representatividade. Os textos que compõem o corpo do livro estão organizados em quatro dossiês, resultado das comunicações apresentadas e de convites feitos a pesquisadores(as) especializados(as) nos estudos literários. Acerca dos convites, alguns artigos retornam a percursos literários explorados na escrita dos seus autores(as), em teses e ensaios, mas que agora se colocam em diferentes percepções por conta do fazer poético e da construção histórica, constantemente revisitados.
Descrição
Sumário
APRESENTAÇÃO.................................................................................................8
Renata Beatriz B. Rolon
Marinei Almeida
Epaminondas de Matos Magalhães
TESSITURAS POÉTICAS E TRANSITIVIDADES IDENTITÁRIAS NA
LITERATURA E NA MÚSICA AFRO-BRASILEIRA
ENTRE MARCOS E MARCAS: A PRESENÇA DO “PRETUGUÊS” E DO
PROTAGONISMO FEMININO NEGRO NA OBRA CHÃO BATIDO DE
JUÇARA NACCIOLI........................................................................................... 12
Eliane da Silva Deniz
Marcos Aparecido Pereira
LITERATURA E SOCIEDADE: ASPECTOS SOCIAIS E CULTURAIS NA
RELAÇÃO ENTRE OS CONTOS “OLHOS D’ÁGUA” E “AYOLUWA, A
ALEGRIA DO NOSSO POVO”, DE CONCEIÇÃO EVARISTO..................................... 22
Lethicia Bernardino
FRAGMENTOS DE DOLORES DALA GUARDIÃO DO ALÍVIO, DE RICO
DALASAM: REFLEXOS DE IDENTIDADE E TRANSCULTURAÇÃO.......................... 33
Lucas Dias Dionísio
PEQUENAS IDEIAS SOBRE A FORMAÇÃO DO GOSTO MUSICAL
CONTEMPORÂNEO .......................................................................................... 45
Monique Ivelise Pires de Carvalho
UM LUGAR DE FALA: NARRATIVAS DE VIDA AFRODESCENDENTES.................... 65
Roseli Gimenes
A PALAVRA, A VOZ E A VIDA EM CONTEXTOS CULTURAIS
ANGOLANOS
POR UMA NARRATIVA AFETIVA DA VIVÊNCIA E DO IMAGINÁRIO
URBANO EM ANGOLA-ÁFRICA: OS DA MINHA RUA, DE ONDJAKI.......................... 76
Adriana Cristina Aguiar Rodrigues
A ALMA É FEITA DE CHÃO: ONDJAKI E O REINÍCIO DO SER................................ 98
Paulo Sérgio Borges David Mudeh
Isaac Newton Almeida Ramos
GEOPOESIA FEMININA EM ANGOLA E NO BRASIL AMAZONENSE:
TRÂNSITOS E ENGAJAMENTOS DE PAULA TAVARES E AMÉLIA
DALOMBA, PRISCILA LIRA E MARTA CORTEZÃO...............................................111
Renata Beatriz B. Rolon
Augusto Rodrigues Silva
SIGNOS EM MOVIMENTO NA LITERATURA DE CABO-VERDE E DA
GUINÉ-BISSAU
HORA DI BAI E A MORNA DA DESPEDIDA, DE MANUEL FERREIRA.....................133
Geni de Brito
ENGAJAMENTO, EMPATIA E IDENTIDADE COLETIVA NA POESIA
GUINEENSE DE PASCOAL D’ARTAGNAN AURIGEMMA......................................142
Francisco Renê Moreira
INQUIETUDES E RESISTÊNCIAS NA LITERATURA
MOÇAMBICANA
VOZES E SILÊNCIOS EM NARRATIVAS DE MIA COUTO E JOSÉ
EDUARDO AGUALUSA.....................................................................................157
Ana Paula Rodrigues da Silva
A VOZ POR UM FIO: DOR, SILÊNCIO, INVISIBILIDADE E RUPTURA
EM VIDAS FEMININAS, NA ESCRITA DE MIA COUTO .........................................168
Eliana Costa Ferreira
Marinei Almeida
MEUS CABELOS CRESPOS/MEU ROSTO ESCURO, DE BELAS E LARGAS
NARINAS... - O ORGULHO DO CORPO ÁFRICO EM JOSÉ CRAVEIRINHA.................178
Luana Soares de Souza
Marinei Almeida
FORMAS SINCRÉTICAS DE CURA? ENTRE A TENSÃO E AÇÃO DOS
NGANGAS E MAZIONES “NA MÃO DE DEUS”, DE PAULINA CHIZIANE................192
Salomão Massingue
ALÉM DA LITERATURA: JOSÉ CRAVEIRINHA E A CONSTRUÇÃO
IMAGOLÓGICA DE MOÇAMBIQUE...................................................................206
Vanessa Riambau Pinheiro
SOBRE OS(AS) AUTORES(AS).............................................................................217
Palavras-chave
Literaturas africanas, African literatures, Literatura afro-brasileira, Afro-Brazilian literature, Trânsitos, Transits.