Literaturas em diálogo: africanidades, afrodescendências, trânsitos

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Data

2022-11-28

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Literaturas em diálogo: africanidades, afrodescendências, trânsitos é resultado das comunicações apresentadas no Simpósio Literaturas e outras linguagens em diálogos transdisciplinares: Afrodescendências, Africanidades, Oralidades, Trânsitos e Engajamentos, no XVII Congresso Internacional Abralic - Diálogos Transdisciplinares: Literatura, Ciências Humanas, Cultura e Tecnologia, realizado em julho de 2021. O objetivo era colocar em debate questões crítico-literárias em torno da produção dos países africanos, com destaque para Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Interessava abrigar, também, estudos que discutissem temas da literatura, da cultura afrodescendente brasileira, evidenciando a diversidade e representatividade. Os textos que compõem o corpo do livro estão organizados em quatro dossiês, resultado das comunicações apresentadas e de convites feitos a pesquisadores(as) especializados(as) nos estudos literários. Acerca dos convites, alguns artigos retornam a percursos literários explorados na escrita dos seus autores(as), em teses e ensaios, mas que agora se colocam em diferentes percepções por conta do fazer poético e da construção histórica, constantemente revisitados.

Descrição

Sumário APRESENTAÇÃO.................................................................................................8 Renata Beatriz B. Rolon Marinei Almeida Epaminondas de Matos Magalhães TESSITURAS POÉTICAS E TRANSITIVIDADES IDENTITÁRIAS NA LITERATURA E NA MÚSICA AFRO-BRASILEIRA ENTRE MARCOS E MARCAS: A PRESENÇA DO “PRETUGUÊS” E DO PROTAGONISMO FEMININO NEGRO NA OBRA CHÃO BATIDO DE JUÇARA NACCIOLI........................................................................................... 12 Eliane da Silva Deniz Marcos Aparecido Pereira LITERATURA E SOCIEDADE: ASPECTOS SOCIAIS E CULTURAIS NA RELAÇÃO ENTRE OS CONTOS “OLHOS D’ÁGUA” E “AYOLUWA, A ALEGRIA DO NOSSO POVO”, DE CONCEIÇÃO EVARISTO..................................... 22 Lethicia Bernardino FRAGMENTOS DE DOLORES DALA GUARDIÃO DO ALÍVIO, DE RICO DALASAM: REFLEXOS DE IDENTIDADE E TRANSCULTURAÇÃO.......................... 33 Lucas Dias Dionísio PEQUENAS IDEIAS SOBRE A FORMAÇÃO DO GOSTO MUSICAL CONTEMPORÂNEO .......................................................................................... 45 Monique Ivelise Pires de Carvalho UM LUGAR DE FALA: NARRATIVAS DE VIDA AFRODESCENDENTES.................... 65 Roseli Gimenes A PALAVRA, A VOZ E A VIDA EM CONTEXTOS CULTURAIS ANGOLANOS POR UMA NARRATIVA AFETIVA DA VIVÊNCIA E DO IMAGINÁRIO URBANO EM ANGOLA-ÁFRICA: OS DA MINHA RUA, DE ONDJAKI.......................... 76 Adriana Cristina Aguiar Rodrigues A ALMA É FEITA DE CHÃO: ONDJAKI E O REINÍCIO DO SER................................ 98 Paulo Sérgio Borges David Mudeh Isaac Newton Almeida Ramos GEOPOESIA FEMININA EM ANGOLA E NO BRASIL AMAZONENSE: TRÂNSITOS E ENGAJAMENTOS DE PAULA TAVARES E AMÉLIA DALOMBA, PRISCILA LIRA E MARTA CORTEZÃO...............................................111 Renata Beatriz B. Rolon Augusto Rodrigues Silva SIGNOS EM MOVIMENTO NA LITERATURA DE CABO-VERDE E DA GUINÉ-BISSAU HORA DI BAI E A MORNA DA DESPEDIDA, DE MANUEL FERREIRA.....................133 Geni de Brito ENGAJAMENTO, EMPATIA E IDENTIDADE COLETIVA NA POESIA GUINEENSE DE PASCOAL D’ARTAGNAN AURIGEMMA......................................142 Francisco Renê Moreira INQUIETUDES E RESISTÊNCIAS NA LITERATURA MOÇAMBICANA VOZES E SILÊNCIOS EM NARRATIVAS DE MIA COUTO E JOSÉ EDUARDO AGUALUSA.....................................................................................157 Ana Paula Rodrigues da Silva A VOZ POR UM FIO: DOR, SILÊNCIO, INVISIBILIDADE E RUPTURA EM VIDAS FEMININAS, NA ESCRITA DE MIA COUTO .........................................168 Eliana Costa Ferreira Marinei Almeida MEUS CABELOS CRESPOS/MEU ROSTO ESCURO, DE BELAS E LARGAS NARINAS... - O ORGULHO DO CORPO ÁFRICO EM JOSÉ CRAVEIRINHA.................178 Luana Soares de Souza Marinei Almeida FORMAS SINCRÉTICAS DE CURA? ENTRE A TENSÃO E AÇÃO DOS NGANGAS E MAZIONES “NA MÃO DE DEUS”, DE PAULINA CHIZIANE................192 Salomão Massingue ALÉM DA LITERATURA: JOSÉ CRAVEIRINHA E A CONSTRUÇÃO IMAGOLÓGICA DE MOÇAMBIQUE...................................................................206 Vanessa Riambau Pinheiro SOBRE OS(AS) AUTORES(AS).............................................................................217

Palavras-chave

Literaturas africanas, African literatures, Literatura afro-brasileira, Afro-Brazilian literature, Trânsitos, Transits.

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