Literaturas em diálogo: africanidades, afrodescendências, trânsitos
Carregando...
Arquivos
Data
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Literatures in dialogue: africanities, afrodescendences, transits is the result of the papers presented at the Symposium Literatures and other languages in transdisciplinary dialogues: Afrodescendences, Africanities, Oralities, Transits and Engagements, at the XVII Abralic International Congress - Transdisciplinary Dialogues: Literature, Humanities, Culture and Technology, held in July 2021. The goal was to debate critical-literary issues around the production of African countries, especially Angola, Cape Verde, Mozambique, Guinea-Bissau and Sao Tome and Principe. It was also interested in studies that discussed themes of Afro-Brazilian literature and culture, highlighting its diversity and representativeness. The texts that make up the body of the book are organized into four dossiers, the result of the papers presented and of invitations made to researchers specialized in literary studies. About the invitations, some articles return to literary paths explored in the writing of their authors, in theses and essays, but that now are placed in different perceptions because of the poetic making and the historical construction, constantly revisited.
Descrição
Sumário
APRESENTAÇÃO.................................................................................................8
Renata Beatriz B. Rolon
Marinei Almeida
Epaminondas de Matos Magalhães
TESSITURAS POÉTICAS E TRANSITIVIDADES IDENTITÁRIAS NA
LITERATURA E NA MÚSICA AFRO-BRASILEIRA
ENTRE MARCOS E MARCAS: A PRESENÇA DO “PRETUGUÊS” E DO
PROTAGONISMO FEMININO NEGRO NA OBRA CHÃO BATIDO DE
JUÇARA NACCIOLI........................................................................................... 12
Eliane da Silva Deniz
Marcos Aparecido Pereira
LITERATURA E SOCIEDADE: ASPECTOS SOCIAIS E CULTURAIS NA
RELAÇÃO ENTRE OS CONTOS “OLHOS D’ÁGUA” E “AYOLUWA, A
ALEGRIA DO NOSSO POVO”, DE CONCEIÇÃO EVARISTO..................................... 22
Lethicia Bernardino
FRAGMENTOS DE DOLORES DALA GUARDIÃO DO ALÍVIO, DE RICO
DALASAM: REFLEXOS DE IDENTIDADE E TRANSCULTURAÇÃO.......................... 33
Lucas Dias Dionísio
PEQUENAS IDEIAS SOBRE A FORMAÇÃO DO GOSTO MUSICAL
CONTEMPORÂNEO .......................................................................................... 45
Monique Ivelise Pires de Carvalho
UM LUGAR DE FALA: NARRATIVAS DE VIDA AFRODESCENDENTES.................... 65
Roseli Gimenes
A PALAVRA, A VOZ E A VIDA EM CONTEXTOS CULTURAIS
ANGOLANOS
POR UMA NARRATIVA AFETIVA DA VIVÊNCIA E DO IMAGINÁRIO
URBANO EM ANGOLA-ÁFRICA: OS DA MINHA RUA, DE ONDJAKI.......................... 76
Adriana Cristina Aguiar Rodrigues
A ALMA É FEITA DE CHÃO: ONDJAKI E O REINÍCIO DO SER................................ 98
Paulo Sérgio Borges David Mudeh
Isaac Newton Almeida Ramos
GEOPOESIA FEMININA EM ANGOLA E NO BRASIL AMAZONENSE:
TRÂNSITOS E ENGAJAMENTOS DE PAULA TAVARES E AMÉLIA
DALOMBA, PRISCILA LIRA E MARTA CORTEZÃO...............................................111
Renata Beatriz B. Rolon
Augusto Rodrigues Silva
SIGNOS EM MOVIMENTO NA LITERATURA DE CABO-VERDE E DA
GUINÉ-BISSAU
HORA DI BAI E A MORNA DA DESPEDIDA, DE MANUEL FERREIRA.....................133
Geni de Brito
ENGAJAMENTO, EMPATIA E IDENTIDADE COLETIVA NA POESIA
GUINEENSE DE PASCOAL D’ARTAGNAN AURIGEMMA......................................142
Francisco Renê Moreira
INQUIETUDES E RESISTÊNCIAS NA LITERATURA
MOÇAMBICANA
VOZES E SILÊNCIOS EM NARRATIVAS DE MIA COUTO E JOSÉ
EDUARDO AGUALUSA.....................................................................................157
Ana Paula Rodrigues da Silva
A VOZ POR UM FIO: DOR, SILÊNCIO, INVISIBILIDADE E RUPTURA
EM VIDAS FEMININAS, NA ESCRITA DE MIA COUTO .........................................168
Eliana Costa Ferreira
Marinei Almeida
MEUS CABELOS CRESPOS/MEU ROSTO ESCURO, DE BELAS E LARGAS
NARINAS... - O ORGULHO DO CORPO ÁFRICO EM JOSÉ CRAVEIRINHA.................178
Luana Soares de Souza
Marinei Almeida
FORMAS SINCRÉTICAS DE CURA? ENTRE A TENSÃO E AÇÃO DOS
NGANGAS E MAZIONES “NA MÃO DE DEUS”, DE PAULINA CHIZIANE................192
Salomão Massingue
ALÉM DA LITERATURA: JOSÉ CRAVEIRINHA E A CONSTRUÇÃO
IMAGOLÓGICA DE MOÇAMBIQUE...................................................................206
Vanessa Riambau Pinheiro
SOBRE OS(AS) AUTORES(AS).............................................................................217