Fração nos acordes: o uso de partituras musicais para contextualizar o ensino frações em uma escola Estadual da cidade de Parintins-AM
Arquivos
Data
2024-07-25
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Este estudo de natureza qualitativa, foi desenvolvido com o objetivo de investigar de que maneira a integração de partituras musicais nas aulas de matemática pode contribuir para a compreensão de frações pelos estudantes de uma escola estadual da cidade de Parintins-AM. Os participantes foram 14 estudantes do 6º ano do ensino fundamental e o professor de matemática responsável por essa turma. Utilizou-se técnicas como observação sistemática, análise documental, entrevista semiestruturada, oficina desenvolvida com uma abordagem pautada na contextualização, e questionário misto, para construir os dados que foram analisados por meio de uma triangulação. Os resultados indicam que as partituras musicais não são meros símbolos; na verdade, representam estruturas musicais expressas por meio de frações. Os estudantes demonstraram interesse e satisfação com essa conexão entre matemática e música, destacando a relevância da música como aliada no processo de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos.
Descrição
Palavras-chave
Contextualização, Partituras musicais, Frações
Citação
SILVA, Brenda Lago. Fração nos acordes: o uso de partituras musicais para contextualizar o ensino frações em uma escola Estadual da cidade de Parintins-AM, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática). Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2024.