Educação inclusiva e o ensino de botânica - produção de uma cartilha no Sistema Braille para o estudo da morfologia vegetal para alunos com deficiência visual.6UY7

Imagem de Miniatura

Data

2022-10-11

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

A educação inclusiva deve estar disponível para todos, não importa a sua deficiência, cor e religião. E deve estar presente em todos os lugares e em todos os níveis de ensino. Assim, este trabalho teve o objetivo de analisar o processo de ensino e aprendizagem em Biologia para estudantes com algum tipo de deficiência visual em escola de ensino regular no município de Parintins/AM. A pesquisa adotada foi qualitativa e os instrumentos de coleta de dados foram a revisão bibliográfica sobre a temática da pesquisa e a pesquisa de campo. A pesquisa de campo ocorreu por meio de um questionário aplicado a alunos que possuem deficiência visual, sendo executada por meio de perguntas abertas sobre a educação inclusiva e o ensino de Biologia. Foi produzida uma cartilha no Sistema Braile e em alto relevo sobre a morfologia vegetal para ensinar botânica a alunos com deficiência visual. Os sujeitos da pesquisa foram 4 alunos, sendo 1 da escola Nossa Senhora do Carmo de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio e 3 alunos da Escola Estadual Dom Gino Malvestio de uma turma de 3º Ano do Ensino Médio, ambas localizadas na zona urbana do município de Parintins/AM. Os resultados da pesquisa apontaram os desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência visual em relação ao processo de ensino e aprendizagem em Biologia como o desenvolvimento de metodologia de ensino tradicional, ausência de aulas práticas, carência de materiais adaptados para deficientes visuais e livro didático de Biologia não adaptado. Com isso, percebemos que ainda existem muitos obstáculos à inclusão, como a disponibilização de recursos didáticos adaptados, investimento na formação continuada e especializada de professores, implementação de metodologias de ensino adequadas e inclusivas para alunos com deficiência visual. Os relatos nos apontam o quanto é importante e necessário a inclusão dos alunos com deficiência visual e o quanto ainda precisamos avançar para a construção de uma sociedade inclusiva na qual os alunos possam desenvolver suas habilidades profissionais.

Descrição

Palavras-chave

Educação Inclusiva, Sistema Braille., Ensino de Botânica.

Citação

ABECASSIS, Felipe dos Santos. Educação inclusiva e o ensino de botânica: produção de uma cartilha no Sistema Braille para o estudo da morfologia vegetal para alunos com deficiência visual.. 2022. 82f. TCC (Graduação em Licenciatura Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2022.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por