A construção de alegorias do festival de boi-bumbá - um possível contexto para o ensino de conteúdos matemáticos

Imagem de Miniatura

Data

2022-05-25

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática, do Centro de Estudo Superiores de Parintins (CESP). Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com dois artistas de ponta e um soldador. O objetivo geral da pesquisa é compreender como a construção de alegorias do festival de Boi-Bumbá pode se tornar um contexto para o ensino de conteúdos matemáticos na Educação Básica. Para a construção dos dados, utilizamos observação direta, entrevistas semiestruturadas, registros fotográficos e análise documental. Os resultados obtidos indicam que ideias matemáticas são mobilizadas nas construções das alegorias tornando-as possíveis contextos para o ensino de matemática na Educação Básica.

Descrição

Palavras-chave

Etnomatemática, Construção de alegorias, Ideias Matemáticas

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por