Apparit: uma aplicação em realidade aumentada como auxilio no ensino da multiplicação na educaçâo de jovens e adultos da primeira fase
Arquivos
Data
2019-12-12
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
A Realidade Aumentada (RA) na educação é um novo meio em que a
tecnologia chegou e, aos poucos, está marcando território e redefinindo os papeis
dos parceiros e professores no processo educativo. Como uma integração de todas
as tecnologias anteriores e as evoluções, a RA chegou para trazer um reforço aos
métodos tradicionais de ensino ou como uma forma de renovação das
oportunidades de aprendizagem, além da proximidade do conteúdo de multiplicação
à realidade dos estudantes. Agora, os alunos podem desfrutar de imagens que
fogem do padrão apenas bidimensional dos objetos, como em vídeos e livros
didáticos, integradas à sua realidade tridimensional através de smartphones e
tablets. Com isso, a tecnologia de RA está fortalecendo a educação, tornando o
processo mais dinâmico e com maior capacidade de assimilação dos processos que
são didaticamente melhor explicados e realidades anteriormente distantes são
agregados à própria realidade, tudo de forma muito mais simples. Essa tecnologia é
imersão criado por meio de ferramentas computacionais no qual o usuário realiza
determinadas tarefas, ela designa interação entre ambientes virtuais e o mundo
físico. Dentro dessa perspectiva, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma
aplicação móvel de RA como ferramenta no auxílio do ensino da operação de
multiplicação. Os conceitos de multiplicação é em geral, expostas com uma
metodologia teórica. Em virtude disso os recursos de RA viabilizam a representação
visual por meio de objetos bidimensionais (2D) da multiplicação que deixa as aulas
mais diversificadas e interativa aos alunos tornando a compreensão mais ampla.
Descrição
Palavras-chave
Realidade Aumentada, Tecnologia; Educação, Aplicação Móvel, Multiplicação