Espetáculo ‘’Agô’’: relatos e reflexões sobre um processo criativo em dança

Imagem de Miniatura

Data

2021-08-02

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

As temáticas e organizações das criações podem ser as mais diversas e normalmente partem de elementos que provocam o criador. O espetáculo Agô por exemplo, aborda temas importantes para os dias atuais, assuntos que devem ser enfatizados como o racismo, preconceito e intolerância são algumas das discussões realizadas como base da obra, questões essas que foram perdurando por gerações, como uma ‘’herança cultural’’. O objetivo deste trabalho é discutir e refletir sobre a temática do espetáculo correlacionando com os estudos teóricos, dialogando sobre potencialidades e fragilidades observados durante e após apresentações. Debater sua temática e caminho de organização, descrevendo a construção do processo do ponto de vista do criador e também dos intérpretes. O estudo do processo nos proporciona conhecer o que queremos compreender. É a partir desses estudos que se cria, desenvolve e se complementa um espetáculo. Este trabalho tratou-se de uma pesquisa básica e descritiva, usando uma abordagem do tipo qualitativa, pois realizou uma descrição da perspectiva de observação e entendimento dentro e fora de um espetáculo formado por 7 bailarinos profissionais, entre 20 e 30 anos. Utilizou o diário de campo e questionários semi- estruturados como instrumento para coleta de dados e para a discussão foi utilizado o método chamado análise de conteúdo. O presente trabalho está dividido em três momentos. No primeiro, trago a história do processo de criação e posteriormente o processo colaborativo, onde descrevo o conceito desses processos, sua importância, e sua aplicação no espetáculo Agô, o objeto de estudo desta pesquisa. No segundo capítulo, abordo os aspectos metodológicos da pesquisa. No último encontram-se os resultados das entrevistas e observações realizadas neste trabalho. Os diálogos realizados através das entrevistas possibilitaram identificar de forma mais ampla as deficiências que ocorrem dentro de um processo e como isso reflete tanto em quem está envolvido diretamente como quem apenas prestigiou o resultado final do espetáculo.

Descrição

Palavras-chave

Dança, Espetáculo Agô, Processo de criação, Dance, Agô show, Creation process

Citação

MONTEIRO, Carlos Miguel de Souza. Espetáculo ‘’Agô’’: relatos e reflexões sobre um processo criativo em dança. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por