Política de educação ambiental do estado do Amazonas: reflexos na formação de professores para a educação básica
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Data
2019-06-24
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Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Diante da complexidade da Questão Ambiental contemporânea que se
apresenta na forma de crise global, a formação docente torna-se protagonista na
construção de uma nova concepção da educação para vida, na busca pelo respeito à
natureza e o desenvolvimento da cidadania nos indivíduos para enfrentamento da
crise ambiental. Atualmente, as instituições de ensino superior vêm formando os
professores do ensino básico para atuarem através de um currículo fragmentado em
disciplinas, onde não há diálogo entre os saberes o que dificulta perspectiva de
conjunto e de globalização e as escolas não preparam os alunos para o enfrentamento
dos desafios da vida contemporânea. Considere que a Base Nacional Comum
Curricular retrata que os temas contemporâneos implicam na vida humana de forma
transversal e integradora e que a Política de Educação Ambiental do Estado do
Amazonas determina em seu artigo 17 que a Educação Ambiental deve ser inserida
em todos os cursos de formação docente (graduação/licenciatura) com carga horária
de estágio supervisionado para a prática da transversalidade e em seu artigo 13, a
Política decide que os Temas Transversais deverão ser contemplados de maneira
interdisciplinar nos projetos político-pedagógicos e nos planos de desenvolvimento
escolar. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga a estrutura e o aspecto da
Educação Ambiental nos 5 cursos de licenciatura da Escola Normal Superior da
Universidade do Estado do Amazonas (Ciências, Biológicas, Geografia, Letras –
Língua Portuguesa, Matemática e Pedagogia), além de verificar se existe prática da
transversalidade na formação de professores e de apresentar os indicadores que
impedem ou impulsionam a prática transversal no estágio supervisionado. A pesquisa
foi de caráter qualitativo, sendo um estudo de caso que analisou os currículos de
formação docente e entrevistou os licenciandos concluintes. Dentre os cursos de
licenciatura, a partir das categorias estruturadas na pesquisa, apenas o curso de
Ciências Biológicas apresentou a disciplina Educação Ambiental com caráter
interdisciplinar e carga horária de estágio supervisionado para a prática da
transversalidade, nos demais cursos, a Educação Ambiental obteve outros aspectos
e a prática da transversalidade não estava atrelada à disciplina, apresentando apenas
como um à parte. Logo, não há integração dos cursos de licenciatura para tratamento
dos Temas Contemporâneos no espaço da Educação Ambiental. Contudo, este
trabalho exige que os órgãos competentes venham requerer da Universidade do
Estado do Amazonas, a valorização da Educação Ambiental
interdisciplinar/transversal para arte do planejamento e implementação de atividades
transversais, atendendo à Política de Educação Ambiental do Estado do Amazonas.
Descrição
Palavras-chave
Educação Ambiental, Transversalidade, Formação de professores, Environmental Education, Transversality, Teacher training
Citação
SILVA, Jhonatan Gomes da.Política de educação ambiental do estado do Amazonas: reflexos na formação de professores para a educação básica. 2019. 121 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.