Política de educação ambiental do estado do Amazonas: reflexos na formação de professores para a educação básica

Imagem de Miniatura

Data

2019-06-24

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Diante da complexidade da Questão Ambiental contemporânea que se apresenta na forma de crise global, a formação docente torna-se protagonista na construção de uma nova concepção da educação para vida, na busca pelo respeito à natureza e o desenvolvimento da cidadania nos indivíduos para enfrentamento da crise ambiental. Atualmente, as instituições de ensino superior vêm formando os professores do ensino básico para atuarem através de um currículo fragmentado em disciplinas, onde não há diálogo entre os saberes o que dificulta perspectiva de conjunto e de globalização e as escolas não preparam os alunos para o enfrentamento dos desafios da vida contemporânea. Considere que a Base Nacional Comum Curricular retrata que os temas contemporâneos implicam na vida humana de forma transversal e integradora e que a Política de Educação Ambiental do Estado do Amazonas determina em seu artigo 17 que a Educação Ambiental deve ser inserida em todos os cursos de formação docente (graduação/licenciatura) com carga horária de estágio supervisionado para a prática da transversalidade e em seu artigo 13, a Política decide que os Temas Transversais deverão ser contemplados de maneira interdisciplinar nos projetos político-pedagógicos e nos planos de desenvolvimento escolar. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga a estrutura e o aspecto da Educação Ambiental nos 5 cursos de licenciatura da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (Ciências, Biológicas, Geografia, Letras – Língua Portuguesa, Matemática e Pedagogia), além de verificar se existe prática da transversalidade na formação de professores e de apresentar os indicadores que impedem ou impulsionam a prática transversal no estágio supervisionado. A pesquisa foi de caráter qualitativo, sendo um estudo de caso que analisou os currículos de formação docente e entrevistou os licenciandos concluintes. Dentre os cursos de licenciatura, a partir das categorias estruturadas na pesquisa, apenas o curso de Ciências Biológicas apresentou a disciplina Educação Ambiental com caráter interdisciplinar e carga horária de estágio supervisionado para a prática da transversalidade, nos demais cursos, a Educação Ambiental obteve outros aspectos e a prática da transversalidade não estava atrelada à disciplina, apresentando apenas como um à parte. Logo, não há integração dos cursos de licenciatura para tratamento dos Temas Contemporâneos no espaço da Educação Ambiental. Contudo, este trabalho exige que os órgãos competentes venham requerer da Universidade do Estado do Amazonas, a valorização da Educação Ambiental interdisciplinar/transversal para arte do planejamento e implementação de atividades transversais, atendendo à Política de Educação Ambiental do Estado do Amazonas.

Descrição

Palavras-chave

Educação Ambiental, Transversalidade, Formação de professores, Environmental Education, Transversality, Teacher training

Citação

SILVA, Jhonatan Gomes da.Política de educação ambiental do estado do Amazonas: reflexos na formação de professores para a educação básica. 2019. 121 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por