Abordagem dos temas transversais pelos professores do 6º ano da escola municipal Professora Nilce Avilar em Boca do Acre - AM
Nenhuma Miniatura Disponível
Arquivos
Data
2019-12-15
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
As preocupações contemporâneas com meio ambiente, com a sexualidade, questões de saúde, da pluralidade cultural, as questões de trabalho e consumo e com questões éticas abrangendo igualdades de direitos, a solidariedade e as desigualdades, que se constituem os temas transversais, propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, onde as escolas têm por dever trabalhar esses conteúdos de forma interdisciplinar, considerando um dos requisitos básico e relevante para a conquista da cidadania, com este estudo buscou-se avaliar se os professores abordam os Temas Transversais em suas aulas na turma do 6º ano da escola Municipal Nilce Avilar em Boca do Acre – AM e a forma em que os mesmos trabalham essas temáticas. O público alvo deste estudo foram seis professores que atuam na turma. Para obtenção dos dados da pesquisa utilizou-se um questionário e observações das aulas dos
professores e os dados foram interpretados através da analise de conteúdo. Após analisar os dados chegou-se aos resultados que demonstram que os professores pouco sabem sobre os Temas Transversais, embora essas temáticas não sejam recentes, mas os mesmos responderam conhecer tais temas, assim ficou evidente a necessidade de mais conhecimentos dos Temas Transversais para aplicar em suas metodologias diárias e aparentemente na necessidade de formação continuada para os mesmos.
Descrição
Palavras-chave
PCN’s, Temas Transversais, Interdisciplinaridade
Citação
SILVA, Gleison Costa da. Abordagem dos temas transversais pelos professores do 6º ano da Escola Municipal Professora Nilce Avilar em Boca do Acre - AM. 2019 51 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Boca do Acre