Jogo didático no ensino de ciências: utilizando a herpetofauna para abordar os temas mimetismo e camuflagem para alunos do ensino fundamental

Nenhuma Miniatura Disponível

Data

2019-12-15

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este trabalho visou a elaboração de um jogo didático utilizando representantes da herpetofauna para contribuir na compreensão e aprendizagem dos alunos do oitavo ano do ensino fundamental sobre os temas camuflagem e mimetismo. O estudo foi realizado na Escola Municipal Benício Rodrigues Pena, turno vespertino, localizada no município de Boca do Acre, Amazonas. O público alvo foram turmas de ensino fundamental. Para isso, elaboramos um questionário préteste para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre estes temas em ambas as turmas. Para a turma I confeccionamos e aplicamos um jogo didático e na turma J realizamos apenas uma aula tradicional expositiva. Nosso objetivo foi avaliar a efetividade do jogo no processo de ensino – aprendizagem dos alunos sobre ambos os temas, para isso foi aplicado um questionário pós-jogo e um questionário pós-aula expositiva. A análise dos dados foi feita de forma quantitativa e qualitativa após cada atividade realizada nas turmas. Nossos resultados mostraram que os alunos que participaram da aula utilizando o jogo como ferramenta de ensino obtiveram melhor desempenho durante a realização do questionário final em comparação com os alunos em que foi realizado a aula em forma tradicional. Com isso, este estudo demonstra que a utilização do lúdico mostrou-se como um reforço positivo para o ensino de Ciências e que deve ser estimulada a inclusão deste método para as aulas.

Descrição

Palavras-chave

Ensino-aprendizagem, Ensino de Ciências, Lúdico

Citação

ALMEIDA , Taiza Lima de. Jogo didático no ensino de ciências: utilizando a herpetofauna para abordar os temas mimetismo e camuflagem para alunos do ensino fundamental. 2019 26f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Boca do Acre.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por