As dificuldades no ensino da Literatura Brasileira na modalidade EJA, no 3º ano ensino médio de uma escola pública se Manicoré-AM
Nenhuma Miniatura Disponível
Arquivos
Data
2023-03-03
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo mostrar as causas das dificuldades dos alunos do 3º ano da modalidade EJA de uma escola pública no ensino da literatura brasileira. Ela é de natureza qualitativa classificada como pesquisa de campo do tipo de estudo de caso, cujos os métodos de abordagens utilizados foram os do indutivo que usou das técnicas investigativas com questionários investigativos, oficina para fins de coleta e observação. Buscou-se autores especialistas nas áreas de literatura, literatura brasileira e letramento literário, como Alfredo Bosi (2015), Antônio Cândido (2011), Magda Soares (2004), Rildo Cosson (2009), Lajolo (2005) e entre outros que foram parte significativa para o respaldo desta pesquisa. Os resultados apontam que o nível de conhecimento da literatura brasileira entre os alunos envolvidos na pesquisa é baixo. E percebe-se que 75% da turma não gosta ou não lê e tem dificuldade de entender a literatura e os 25% restante não opinaram. Para a professora da turma, a falta de interesse dos alunos e as propostas atual para o ensino da EJA não atendem as necessidades para um bom ensino da literatura, portanto, está pesquisa serve como subsídios para futuros estudos que visam atender essas necessidades da EJA no ensino da literatura.
Descrição
Palavras-chave
Literatura, Letramento Literário, EJA
Citação
LEITE, Yara Kavellen Mendonça. As dificuldades no ensino da Literatura Brasileira na modalidade EJA, no 3º ano ensino médio de uma escola pública se Manicoré-AM. 2023. 24f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.