Ressignificação das datas comemorativas no contexto escolar e o ensino da dança como área de conhecimento
Data
2024-02-21
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
A análise da trajetória do ensino de Arte na educação brasileira indica que dentre as quatro linguagens que constituem esse componente curricular, a Dança, como área de conhecimento, é a que menos encontra espaço no contexto escolar. Sua prática, frequentemente, se limita à polivalência, às aulas de Educação Física, às datas comemorativas do nosso calendário anual e, também, aos eventos pontuais das instituições de ensino. Assim, esta pesquisa teve por objetivo compreender a Dança e suas especificidades, enquanto área de conhecimento e constituinte da Arte como componente curricular, por intermédio das datas comemorativas do calendário escolar, e sua importância para o desenvolvimento pessoal e educacional da criança. Noutros termos, esta pesquisa que é básica, exploratória, descritiva e que tem um caráter qualitativo, analisou como três professoras formadas em Dança e com experiência na área recebem e trabalham as demandas feitas pelas escolas para os anos escolares iniciais, dada a importância do ensino da Dança nessas faixas etárias para o desenvolvimento integral da criança. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e a análise foi guiada pela análise de conteúdo de Bardin (2016). Foi possível observar, a partir dos dados coletados, que cada escola tem seu modus operandi quanto ao calendário. Cada instituição pode, sim, definir as datas que serão trabalhadas, assim como pode aderir e seguir à risca o calendário da SEDUC e SEMED (em caso de escolas da rede pública), mas também pode deixar a critério das professoras as datas que elas queiram trabalhar. Ao mesmo tempo que elas precisam conciliar o planejamento, dialogar com a escola e demais professores, e ainda encontrar espaço para desenvolver as atividades de dança, sem restringi-las a meras danças ilustrativas, conciliando o ensino desta linguagem artística como área de conhecimento e as demandas da escola que quase sempre fogem dessa perspectiva.
Descrição
Palavras-chave
Dança-educação. Escola. Datas Comemorativas. Primeiros Anos. Desenvolvimento Infantil., Dance-education. School. Commemorative dates. First years. Child development.
Citação
LIMA,Vitoria Rayane de Souza. Ressignificação das datas comemorativas no contexto escolar e o ensino da dança como área de conhecimento. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2024.