Integração e avalaiação de QoE da ferramenta bigbluebutton para webconferência integrada a plataforma moodle
Arquivos
Data
2018-03-08
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Descrição
O ensino mediado por tecnologia tem se desenvolvido nos últimos anos, por conseguinte, a educação a distância também tem sido utilizada cada vez mais em virtude a evolução e a facilidade de acesso as tecnologias. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem tornaram-se indispensáveis para a oferta de EaD, entre eles um dos que mais tem se destacado é o Moodle, por possuir muitos recursos, permitir a inclusão de outros através de plugins e ainda por ser de licença gratuita. Um problema que tem sido apontado na educação a distância é a interatividade entre seus atores: professores, tutores e alunos; sendo o motivo de alta evasão em cursos ofertados por essa modalidade. Uma alternativa a EaD para tornar a interatividade mais próxima de uma sala de aula presencial é o uso de webconferência para aulas e cenários ao vivo, assim, o aluno terá a mesma sensação de está em uma sala de aula presencial, com interação direta com o professor e os demais colegas. Neste trabalho avaliamos a QoE e a integração da plataforma de webconferência BigBlueButton ao Moodle. Para isso, criamos um ambiente de experimentação controlado com as duas plataformas integradas e uma infraestrutura de rede similar a um ambiente real em produção. Os resultados indicam que a ferramenta BBB possui excelente usabilidade tanto em seus recursos como em design de interface. Permite ainda excelente controle dos recursos, onde o moderador tem a gerência e o bloqueio, quando necessário, aos demais participantes. Quanto a QoE com áudio e vídeo, a avaliação indicou que depende da largura de banda e o número de usuários participantes da webconferência.
Palavras-chave
Ambiente virtual, Aprendizagem, Videoconferência, Webconferência, Bigbluebutton - ambiente virtual, Moodle - ambiente virtual, EAD, Educação a Distância
Citação
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil