A importância da prática em botânica além da sala de aula no ensino fundamental
Nenhuma Miniatura Disponível
Arquivos
Data
2019-03-01
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
As aulas práticas tem relevância primordial na aprendizagem, não podendo ser
desvinculadas da teoria, inclusive na disciplina de Botânica, a qual possui uma
linguagem científica necessária no processo ensino aprendizagem. Entretanto,
poucos educadores fazem das aulas práticas uma ferramenta didática, embora a
mesma tenha o intuito de despertar e manter o interesse em aprender dos alunos.
Este trabalho teve como objetivo analisar a metodologia utilizada pelos professores
e identificar suas dificuldades em desenvolver aulas práticas na disciplina de
Botânica no Ensino Fundamental. O trabalho foi desenvolvido com alunos de duas
turmas do 7º ano do Ensino Fundamental juntamente com a professora
responsável, na Escola Estadual Hermenegildo de Campos, localizada no
Município de Manicoré-Am. Nessas turmas trabalhou-se o Reino Plantae, com
aulas teóricas, numa metodologia ativa, aliando aulas expositivas, demonstrativas
e dialogadas com aulas práticas nos diferentes ambientes educativos da escola e
no entorno dela. Para o desenvolvimento das aulas, foi utilizado uma
instrumentação básica, rápida e sem custos, como: Notebook, Quadro Branco,
Data Show, Slides, Livro Didático e Plantas demonstrando seu determinado grupo
em cada aula do Reino Plantae. Ao término das atividades foi aplicado um
questionário para avaliação dos conhecimentos adquiridos, mostrando a eficácia
das Aulas Práticas. Segundo LIMA (2011), os resultados da pesquisa indicam que
os alunos consideram as aulas práticas como facilitadoras da aprendizagem,
estando presente essa ideia até mesmo naqueles que nunca tiveram contato com
esse tipo de aula. Observou-se que os alunos obtiveram um aprendizado mais
significativo e rápido nas aulas práticas em relação às aulas teóricas, os resultados
da pesquisa evidenciaram também, os principais motivos pelos quais os
professores não desenvolvem aulas práticas. É preciso, portanto, enfatizar a
necessidade de serem oferecidos cursos na formação inicial e continuada voltados
para a utilização de metodologias ativas no Ensino de Biologia para professores.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de botânica, Aulas práticas, Aprendizagem
Citação
VEIGA, Robert Kennedy da Silva. A importância da prática em botânica além da sala de aula no ensino fundamental. 2019. 50 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré.