A importância da prática em botânica além da sala de aula no ensino fundamental

Nenhuma Miniatura Disponível

Data

2019-03-01

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

As aulas práticas tem relevância primordial na aprendizagem, não podendo ser desvinculadas da teoria, inclusive na disciplina de Botânica, a qual possui uma linguagem científica necessária no processo ensino aprendizagem. Entretanto, poucos educadores fazem das aulas práticas uma ferramenta didática, embora a mesma tenha o intuito de despertar e manter o interesse em aprender dos alunos. Este trabalho teve como objetivo analisar a metodologia utilizada pelos professores e identificar suas dificuldades em desenvolver aulas práticas na disciplina de Botânica no Ensino Fundamental. O trabalho foi desenvolvido com alunos de duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental juntamente com a professora responsável, na Escola Estadual Hermenegildo de Campos, localizada no Município de Manicoré-Am. Nessas turmas trabalhou-se o Reino Plantae, com aulas teóricas, numa metodologia ativa, aliando aulas expositivas, demonstrativas e dialogadas com aulas práticas nos diferentes ambientes educativos da escola e no entorno dela. Para o desenvolvimento das aulas, foi utilizado uma instrumentação básica, rápida e sem custos, como: Notebook, Quadro Branco, Data Show, Slides, Livro Didático e Plantas demonstrando seu determinado grupo em cada aula do Reino Plantae. Ao término das atividades foi aplicado um questionário para avaliação dos conhecimentos adquiridos, mostrando a eficácia das Aulas Práticas. Segundo LIMA (2011), os resultados da pesquisa indicam que os alunos consideram as aulas práticas como facilitadoras da aprendizagem, estando presente essa ideia até mesmo naqueles que nunca tiveram contato com esse tipo de aula. Observou-se que os alunos obtiveram um aprendizado mais significativo e rápido nas aulas práticas em relação às aulas teóricas, os resultados da pesquisa evidenciaram também, os principais motivos pelos quais os professores não desenvolvem aulas práticas. É preciso, portanto, enfatizar a necessidade de serem oferecidos cursos na formação inicial e continuada voltados para a utilização de metodologias ativas no Ensino de Biologia para professores.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de botânica, Aulas práticas, Aprendizagem

Citação

VEIGA, Robert Kennedy da Silva. A importância da prática em botânica além da sala de aula no ensino fundamental. 2019. 50 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por