CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

URI permanente para esta coleçãohttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1184

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 132
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Comunidade Agrovila: história(s) de mudanças, sonhos, organização e transformação de (1997 - 2007)
    (Universidade do Estado do Amazonas, 2017-08-21) Lima, Mara dos Santos de
    O presente trabalho investiga a trajetória de vida dos moradores da comunidade Agrovila e busca (re) construir o seu processo de formação, resgatando a história de sujeitos que são muitas vezes esquecidos pela história dita oficial. Durante este trabalho buscou-se investigar o cotidiano dos moradores através das suas falas, buscando contextualiza-las no contexto geral das comunidades rurais. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizamos como metodologia: a) levantamento bibliográfico sobre o tema em estudo; b) entrevistas realizadas com os moradores da comunidade Agrovila; c) Atas das Assembleias realizadas pelos moradores. O recorte se deu entre os anos 1997 a 2007, recorte escolhido por ser o período de formação e transformação da comunidade Agrovila. Esse trabalho possibilita conhecer a trajetória de vida dos moradores e o processo de formação da comunidade Agrovila. A investigação demonstrou que os moradores da Agrovila tiveram transformações significativas em suas vidas, pois conquistaram terra para trabalhar, casa própria, escola para os filhos e um meio de ter acesso constante à área urbana da cidade de Tefé.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A condição feminina em face da lei: ações penais baseadas na lei Maria da Penha em Tefé (2012 – 2016)
    (Universidade do Estado do Amazonas, 2017-08-21) Reis, Linderjane da Silva dos
    Este trabalho discutiu as noções da Violência Contra a mulher; seu objetivo é analisar através dos documentos judiciais compreendendo como as noções de violência foram se articulado e como a violência se faz presente na sociedade desde sempre, também procura compreender porque ainda existem muitas pessoas que acreditam que a violência e a única maneira de se garantir o respeito. Ainda traz a oportunidade de conhecer a luta de mulheres em defesa de seus diretos, e como essas heroínas buscavam desconstruir a idéia de mulher submissa, e reprimida. Há também um esforço de contribuir com alguma reflexão sobre a importância de se discutir a violência contra a mulher, e refletir sobre questão do pensamento moralista, em que a mulher de ma conduta e descrita como imoral, que o lar e a procriação e atribuídos a ela. Ainda propõe uma analise sobre a luta de mulheres ao reconhecimento social da violência contra mulher como um problema social, e a luta das mesmas por políticas publicam, na luta contra a prevenção e erradicação, pois se trata de um crime e em muitos casos muitos criminosos saem impunes de seus crimes. As reflexões desse trabalho levam a discuti sobre a tolerância da sociedade diante das agressões sofrida por mulheres, em que até as mesmas também acreditam que a violência e algo natural e que faz parte do casamento.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O papel da escola na promoção da educação para o trânsito em uma escola da rede estadual de ensino no 5º ano do ensino fundamental na cidade de Tefé/AM
    (Universidade do Estado do Amazonas, 2017-08-21) Oliveira, Maria Odenize Souza de
    O trabalho intitulado O papel da escola na promoção da educação para o trânsito em uma escola da rede estadual de ensino no 5º. ano do Ensino Fundamental da cidade de Tefé/AM, foi fruto de pesquisa que teve por objetivo geral investigar de que maneira a educação para o trânsito é trabalhada no 5º. ano de uma Escola da Rede Estadual de Ensino, almejando à sensibilização dos discentes e docentes sobre o tema, e a promoção de uma educação mais reflexiva baseada em valores éticos. Partindo das seguintes perguntas norteadoras: a educação é importante para a redução da violência no trânsito? A educação para o trânsito é compreendida como um processo de sensibilização e reflexão das relações humanas baseadas em valores éticos? A segurança no trânsito pode ser refletida em uma sala de aula de 5º ano, como meio de orientação para minimizar os acidentes nas vias públicas em Tefé/AM? A aplicação de oficinas contribui como recurso motivacional para o educando perceber a importância da educação no trânsito? No levantamento bibliográfico utilizamos Imbernón (2000), Moran (2007), Pilletti (2000), Chizzotti (2006), que norteou a pesquisa de campo; o método de abordagem foi o fenomenológico e a pesquisa quanti-qualitativa enquanto os instrumentos foram a observação participante e o questionário aplicado a 01 gestora, a 01 professora, a 01 pedagoga e a 07 alunos (as) que serviram de amostra e fonte de informação. Os dados coletados foram expostos de forma descritiva e interpretativa, através de quadros e gráficos. Os resultados apontam que a escola ainda deixa de lado a educação para o trânsito, um tema importante e de interesse dos educandos. Portanto, o assunto é um problema social e até mesmo reflexo da falta de valores morais dos indivíduos, e a escola não pode se eximir de contribuir como mediadora de informação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    As implicações do esporte no rendimento escolar
    (Universidade do Estado do Amazonas, 2017-08-21) Carvalho, Itolomagelo Arantes
    Este trabalho de monografia é resultado de pesquisa de campo realizado como trabalho de conclusão de curso no curso de licenciatura em pedagogia da universidade do estado do amazonas – AM. A pesquisa organizou um estudo de caso de análise qualitativa. O objetivo geral foi diagnosticar através de estudos em que medida atividades esportivas praticadas na escola podem melhorar o rendimento escolar dos estudantes, tendo como parâmetro uma sala de aula no ensino fundamental na cidade de Tefé. Os objetivos específicos foram: Discutir os conceitos teóricos voltados ao esporte e rendimento escolar. Observar as atividades praticadas da referida sala num período de dois meses para verificar o desempenho dos estudantes nas disciplinas de educação física como também em outras disciplinas. Analisar através de observação como as atividades praticadas podem aumentar o rendimento escolar na escola. Identificar quais atividades esportivas praticadas na escola pode ajudar no crescimento e desenvolvimento do conhecimento dos estudantes da referida sala de aula. Participaram da pesquisa um professor do ensino fundamental e alunos do 5º ano. A coleta de dados ocorreu por observações e questionários. Para analisar os dados realizou-se a sistematização, tabulação e categorias de análises. Entre os resultados destaca-se as implicações do esporte no rendimento escolar.
  • Item
    Estudo do grau de conhecimento dos riscos da saúde pública pelo consumo de água contaminada pelos alunos da rede pública de ensino no município de Tefé.
    (Universidade do Estado do Amazonas, 2012-12-07) Macedo, Katia Antonia da Silva; Zanelato, Alex Izuka
    In the city of Tefé, approximately 95% of residents are supplied from groundwater. It is important that any and all use of water is deemed potable, without impurities, which is colorless, odorless and is free of pathogenic contaminants, potable water consumption prevents diseases like amoebiasis, schistosomiasis; Viral Hepatitis type A; Cholera , leptospirosis, typhoid fever, among others, is also important to know that with poor quality water is responsible for about 80% of all diseases affecting people, consumption as drinking, eating food washed with contaminated water and bathe in polluted waters are health risks. This work aims to diagnose students' knowledge of public schools (over 13 years) on the issue of contaminated water and its risks. Was done to evaluate a questionnaire on knowledge to such matters and where they were purchased. The results showed that students have reached knowledge above 50%, the index score was the lowest of waterborne diseases, such were possible knowledge acquired through various means, like on TV, at school and in lectures. According to data obtained from the Municipal Health Tefé, the disease that spreads more is diarrhea caused by ingestion, food made and consumed contaminated water, even noting that students have a degree of knowledge about this matter, they still continue to contaminate demonstrating a barrier between the acquired knowledge and practice in their daily lives.
  • Item
    Confecção de Modelo Molecular e Iônico a partir de Materiais Alternativos: Um Recurso d Didático no Ensino de Ligações Químicas.
    (Universidade do Estado do Amazonas, 2018-12-06) Marinho, Aldo Rodrigues; Junior, Erasmo Sergio Ferreira Pessoa; Junior, Erasmo Sergio Ferreira Pessoa; Junior, Raimundo Carlos Pereira; Pacheco, Viviane Fagundes
    Considering the level of conceptual difficulties presented by the abstract nature of chemistry, models and the difficulties that students have in understanding aspects of this content, the idea that students need teaching resources that allow them to model from the concrete is reinforced. microscopic view of chemical substances and their manipulation. To this end, this work aimed to evaluate the contribution of molecular and ionic models as a teaching resource in teaching practice. The models were handmade with rollon balls collected from the trash, and used as a teaching resource in chemical bonds and molecular geometry classes in a first year high school class. The results show that there was a good acceptance of the models, as a teaching resource, by teachers and students, this allowed positive contributions to the teaching-learning process on the subject of chemical bonds. This was due to the models created being a good macroscopic representation of the chain of atoms arranged and linked in molecules and chemical formulas.
  • Item
    Avaliação do teor de lipídeos em resíduos de frutas regionais e seu uso como matéria-prima para a indústria de cosméticos
    (Universidade do Estado do Amazonas, 2019-06-13) Moraes, Andressa Ferreira de; Junior , Raimundo Carlos Pereira; Junior, Raimundo Carlos Pereira; Almeida, Richardson Alves de; Junior, Erasmo Sergio Ferreira Pessoa
    Brazil's biodiversity is extensive, containing approximately 12% of all life on the planet. This wealth is mainly due to the Amazon region, where a large part of the species that exist in Brazil are found, including palm trees, which are quite diverse and used by the population, however, their seeds/pits are generally not used, discarding them. As garbage, given this, this work aims to evaluate the oil from almonds from the peach palm fruit, carry out a bibliographical research on the oil from the tucumã almond, characterize the lipids they contain and where they can be used in the cosmetic industry, and thus, generate ecological, economic and social benefits for the population. Almond oils were extracted using the modified Bligh-Dyer method and were analyzed using a gas chromatograph coupled to a mass spectrometer (GC-MS) to identify the lipids present, after which theoretical bases were taken to verify their applications in industries. The peach palm almond oil, with a percentage content of 10.42% in 50.0g of the sample, proved to be rich in lauric acid (59.34%), which in comparison with almond oils from other fruits proved to be in a higher concentration, followed by myristic acid (21.93%) and oleic acid (8.30%), tucumã almond oil, according to bibliographical research, has very similar properties to peach palm, which is quite interesting, since the acids they contain can be widely applied in the cosmetic industries, thus ensuring that waste has a more sustainable and profitable destination.
  • Item
    Estudo da Fertilidade para alunos do Ensino Médio/Plantas Medicinais da Região de Tefé
    (Universidade do Estado do Amazonas, 2019-06-13) Barbosa, Emilly Cristina da Silva; Junior, Erasmo Sérgio Ferreira Pessoa; Junior, Erasmo Sergio Ferreira Pessoa; Junior, Raimundo Carlos Pereira; Almeida, Richardson Alves de
    Given the infertile scenario of Amazonian soils, it is possible to observe the presence of patches of dark, highly fertile soil called Terra Preta de Índio (TPI), which have a high amount of organic matter and high concentrations of calcium (Ca2+) and phosphorus (P) . This work aimed to characterize the chemical parameters and texture of TPI soils in depth and understand the forms of fractionation of inorganic P (Pi) in the TPI profile of the Caiambé District. To characterize the TPI, analyzes of soil fertility parameters, granulometry and textural classification were carried out. The fractionation of Pi was done according to Chang and Jackson (1957), with some modifications suggested by Novais and Kamprath (1978). The amounts of P in the fractionation extracts were quantified by UV-Vis spectroscopy using the ascorbic acid method at a wavelength of 885 nm. The granulometric analysis indicated a predominance of the sand fraction and a low clay content on the surface. The chemical attributes showed high variability with depth and the fractionation results demonstrated that the high levels of P observed came, above all, from the source material, highlighting that the form of P linked to Ca was predominant in relation to the other forms of fractionation. . In this sense, the results obtained contributed to the understanding of the Caiambé TPI matrix at various depths, as well as the dynamics of the inorganic fractions of P at depth
  • Item
    As novas metodologias no ensino de História No ensino médio, do Centro Educacional Governador Gilberto Mestrinho em Tefé (AM)
    (Universidade do Estado do Amazonas, 2019-12-10) Rodrigues, Salatiel Martins; Holanda, Yomarley Lopes; Holanda, Yomarley Lopes; Lisboa, Cecília Creuza Mello; Oliveira, Manoel Domingos de
    The present work was based on bibliographical research and field research that was carried out in Governor Gilberto Mestrinho Educational Center in the city of Tefé. This field research was developed and aimed to collect data on New Methodologies in History Teaching, as technology is contributing to the Teaching/Learning of History. In the field research, 20 1st grade students were interviewed. year 01, afternoon shift. In the first chapter we list an analysis by several authors on the New Methodologies in History Teaching through modernity, with technologies such as the internet, television and the radio, thus being innovative methodologies for students. The second chapter shows the analysis and result of field research on how History is taught at school and whether teachers are already adopting these New Methodologies in History Teaching.
  • Item
    O Ensino de História através da imagem dos Negros nos Livros Didáticos.
    (Universidade do Estado do Amazonas, 2019-12-14) Maciel, Gelcieny Amorim; Abreu, Tenner Inauhiny de; Abreu, Tenner Inauhiny de; Silva , João Rodrigues; Silva, Jubrael Mesquita
    The study aims to analyze the images of black people in the researched textbooks of elementary and high school in the light of Law 10.639/2003 that made Afro-Brazilian history and culture compulsory. In the first moment we present a theoretical study about the beginning of the coming of blacks to Brazil, period of slavery. In the second moment a brief account of the struggles of social movements for the creation of the Law that correctly recognizes and values the black culture. In the third moment there is an account of the textbook in Brazil and how the image of black people is represented in a negative way, most of the time, in this very important vehicle of information, ending with the bleaching policy that idealizes the color and culture of ruling class thus excluding black culture and people, thus emphasizing the formation of social and cultural thinking of Brazilian society. To conclude, the field research where is an analysis of black images in textbooks in an attempt to understand if after the Law that requires the correct study of Afro studies, this image is still ‘illustrated in a subaltern way, which continues the formation of prejudiced thinking about blacks in Brazil.